Código de Ética

ÂMBITO DE APLICAÇÃO:

⦁ Pessoas Sujeitas

Este Código de Ética é dirigido a todos os Colaboradores da DIPREM GLOBAL. As diretrizes nele constantes foram estabelecidas pela Diretoria com base no conjunto de normas e regulamentos em vigor na instituição.

Em determinados temas específicos, alguns Colaboradores estão também sujeitos ao Código de Ética do cliente a que estão atribuídos ou a outros códigos de conduta específicos da atividade ou negócio em que desempenham as suas funções.

⦁ OBRIGAÇÃO DE SABER E CUMPRIR O CÓDIGO.

Cada Colaborador é responsável por compreender e cumprir este Código e todas as leis, regulamentos, políticas e procedimentos da DIPREM GLOBAL que correspondam às suas funções e obrigações na empresa.

O Código não contempla todas as situações que podem surgir aos Colaboradores, mas estabelece diretrizes claras de conduta. É obrigação dos Colaboradores aplicar os princípios e práticas inspiradoras dos mesmos e, em caso de dúvidas, analisá-los com o superior imediato, assessor de Recursos Humanos ou com a Diretoria responsável pelo Compliance.

Eles também podem se comunicar por e-mail para codigoetica@diprem.com.ar. Os Colaboradores são obrigados a assistir, participar e / ou realizar todos os treinamentos para os quais sejam convocados para o conhecimento adequado deste código.

O cumprimento do Código de Ética e políticas relacionadas é condição necessária para a continuidade da relação de trabalho com a DIIPREM GLOBAL. O não cumprimento do Código pode levar a sanções disciplinares, que podem levar à rescisão da empresa; e, se a culpa o justificar, no início das correspondentes ações cíveis ou criminais.

Alguns exemplos de conduta que divergem deste Código são:

⦁ Deixar ou induzir terceiros a não cumprir as diretrizes estabelecidas no Código;
⦁ Ignore este Código NÃO tomando conhecimento dele;
⦁ Retaliar outro funcionário que, de boa fé, levante uma preocupação ou participe da investigação de um caso relatado.

⦁ RESPONSABILIDADES NA APLICAÇÃO DO CÓDIGO.

Para garantir o cumprimento, a DIPREM GLOBAL exige que cada colaborador certifique que leu, compreendeu totalmente e aplicará os Princípios e Práticas contidos no Código de Conduta no exercício da sua atividade diária.
Da mesma forma, anualmente cada Colaborador deve responder a uma avaliação que ateste que ele está familiarizado com este Código. Um Comitê Interdisciplinar (composto pela Gerência Responsável pelo Compliance, a Gerência de Recursos Humanos, a Assessoria Jurídica (interna ou externa) e a designada pela Auditoria Interna, será responsável por revisar o conteúdo deste Código e submetê-lo ao Conselho de Administração para sua aprovação.

A Diretoria responsável pelo Compliance responderá às dúvidas dos Colaboradores quanto à interpretação e aplicação do Código, exceto aquelas para as quais o encaminhamento a outra Diretoria esteja expressamente previsto. Da mesma forma, é responsável por definir o conteúdo dos treinamentos que serão ministrados pela Diretoria de Recursos Humanos.

A Gerência de Compliance divulgará este código a todos os Colaboradores e os capacitará para o correto entendimento das diretrizes aqui estabelecidas por meio de cursos e treinamentos e-learning.

O Comitê de Ética tratará todos os casos de supostas violações do Código, que entrem tanto pela Linha de Ética quanto por qualquer outro canal, bem como a aprovação das estratégias, políticas, processos e procedimentos de investigação de cada um dos casos.

 

PRINCÍPIOS E VALORES

⦁ Princípios básicos da Diprem Global

A atividade da DIPREM GLOBAL é pautada pelos princípios da Gestão, da prática e da defesa da honestidade, da ética e das normas legais. Estes princípios, aliados a uma gestão centrada nos nossos clientes e colaboradores e na assunção prudente dos riscos do negócio, orientam a conduta da DIPREM GLOBAL há mais de 15 anos.

⦁ Valores éticos que devemos defender

⦁ HONESTIDADE: Manter um comportamento honesto, correto, razoável e justo, alinhado com os valores da nossa empresa.
⦁ RESPONSABILIDADE: Desempenhar as tarefas de acordo com os objetivos institucionais, assumindo formalmente o seu cumprimento.
⦁ SEGURANÇA: Favorecer, dentro das possibilidades, condições de certeza e transparência para qualquer operação realizada na entidade.
⦁ CONFIDENCIALIDADE DAS INFORMAÇÕES: Respeito e fazer cumprir a confidencialidade das informações geridas pela empresa.
⦁ RESPEITO À LEI: Todas as ações realizadas pela DIPREM GLOBAL e seus colaboradores devem respeitar as normas do país onde o colaborador está sediado.
⦁ LEALDADE COMERCIAL:As decisões devem ser transparentes e as informações completas e específicas. Nunca, por qualquer motivo, as informações necessárias para atingir os objetivos de negócios ou especificar as atividades da própria entidade devem ser falsificadas.

⦁ Valores organizacionais

Responsabilidade incondicional: Gerar um ambiente de trabalho de comunicação aberta com a Administração, promovendo o crescimento de nossos colaboradores e das comunidades onde atuamos a cada dia, faz da DIPREM GLOBAL uma empresa socialmente responsável. As ações têm como foco principal o cumprimento de nossos compromissos com a educação, o desenvolvimento cultural, o cuidado com o meio ambiente e o respeito à diversidade.

Paixão: Propomo-nos a trabalhar com intensidade e determinação nos nossos serviços; Isso permite que a DIPREM GLOBAL concretize sua visão de ser uma empresa líder e referência em nosso setor.

Superar as expectativas: A DIPREM GLOBAL é uma organização que se desafia constantemente, a fim de alcançar cada vez melhores resultados, a fim de criar valor compartilhado para acionistas, colaboradores, clientes, fornecedores e comunidades que nos permita obter uma elevada reputação corporativa.

Transparência: Todas as ações dos colaboradores devem ser pautadas pela transparência de suas ações, respeitando e fazendo cumprir os acordos firmados com fornecedores, clientes internos e externos e público em geral, com os quais a DIPREM GLOBAL se vincula, promovendo relações duradouras baseadas na confiança mútua

⦁ Imperativos estratégicos

O desafio diário mais importante como membros da DIPREM GLOBAL consiste na aplicação dos valores mencionados neste Código, os quais se baseiam nos princípios da empresa e se refletem na sua Gestão. Os imperativos estratégicos que orientarão a DIPREM GLOBAL são:

Experiência: Ser reconhecida por oferecer aos clientes um atendimento diferenciado por meio do aproveitamento de novas tecnologias. Conecte-se emocionalmente com os clientes. Fornece uma experiência eficiente de classe mundial. Fortalecer o posicionamento deGLOBAL DIPREMcomo uma marca de experiência do cliente. Ofereça uma promessa de serviço superior em processos críticos.

Valor: Ser líderes na geração de valor e principado por meio de relacionamentos profundos e duradouros. Alinhe a proposta de valor, preços, processos e incentivos para superar a concorrência na geração de receita por cliente. Proporcionar a cada cliente a oferta mais adequada das diferentes empresas do Grupo. Preserve e retenha nossos clientes.

Conhecimento: Conhecer as necessidades de nossos clientes e seus riscos melhor do que qualquer outra empresa para oferecer as soluções financeiras mais adequadas. Segmente a oferta de valor aos clientes para melhor atender às suas necessidades. Ouça a voz do cliente de forma sistemática. Use informações, dados, modelos, análises e tecnologia de forma massiva para antecipar as necessidades do cliente.

Eficiência: Buscar melhores níveis de eficiência na entrega de nossa proposta de valor. Reduz custos que não agregam valor ao cliente, mas investe no atendimento onde é mais importante para ele. Aumente os níveis de automação. Aprofundar nosso modelo de gestão tornando-o simples, ágil, eficaz, sem erros e com melhoria contínua. Fortalecer as sinergias entre as diferentes empresas do Grupo.

Meios: Alocar capital e recursos de forma eficaz e segura. Use critérios de lucratividade ajustados ao risco na alocação de capital e recursos aos negócios. Priorize as iniciativas com base em seu alinhamento estratégico e acompanhe seus resultados.

Cultura: Fortalecer a cultura organizacional e reforçar a cultura centrada no cliente em toda a organização («cliente em primeiro lugar»). Intensifique a responsabilidade pelos resultados. Atraia e desenvolva os melhores talentos. Desenvolver líderes capazes de gerar um ambiente de trabalho positivo. E proclamar o trabalho em equipe

⦁ Cuidado com a Qualidade dos Serviços

GLOBAL DIPREM se esforça continuamente para melhorar seus produtos e serviços para atender ou superar as expectativas do cliente, aderir às especificações e acordos contratuais apropriados e cumprir todos os requisitos legais e regulamentares aplicáveis. Cabe a cada Colaborador adotar medidas que garantam a qualidade dos produtos e serviços prestados.

GLOBAL DIPREM procura ser uma empresa eficiente certificada em diversos padrões com a norte posicionada na abertura de mercado com orientação e cuidado do serviço oferecido e capital humano. Para isso, definiu os valores organizacionais que norteiam as condutas de seus colaboradores e que fortalecem a qualidade de seus serviços, para que os clientes percebam a empresa como uma organização CONFIÁVEL, SIMPLES, EFICIENTE e ÁGIL.

DIRETRIZES DE CONDUTA

⦁ Conformidade com os regulamentos

Todos os Colaboradores devem cumprir rigorosamente os regulamentos aplicáveis ​​do país (leis, regulamentos, circulares dos órgãos reguladores e fiscalizadores), bem como as políticas internas da DIPREM GLOBAL, evitando qualquer conduta que, mesmo sem violar a lei, possa prejudicar a reputação da empresa perante a comunidade, o governo do país, ou outras organizações, e produzir consequências adversas para o seu negócio e / ou para a sua imagem.

Os colaboradores não estão autorizados a colaborar de forma consciente com terceiros em violação a qualquer lei, nem a participar de ações que comprometam o respeito ao princípio da legalidade.

Caso a DIPREM GLOBAL tome conhecimento, por qualquer meio, de que um Colaborador está envolvido em processo penal ou em qualquer procedimento administrativo por parte das autoridades de controle, poderá exigir do Colaborador os esclarecimentos que julgar necessários.

Veja PO – 007 POLÍTICA ANTI-SUBORNO.

⦁ Relacionamento com Autoridades

GLOBAL DIPREM manifesta a sua neutralidade política e compromete-se a cumprir fiel e respeitosamente todas as obrigações legais a que está sujeita em qualquer país onde exerça a sua atividade.

Os colaboradores devem atuar com honestidade e integridade em todos os contatos ou transações com autoridades e funcionários de governos, administrações, garantindo que todas as informações e certificações que apresentam, bem como as declarações que prestam, são verdadeiras, claras e completas.

Vide PO – 006 POLÍTICA DE CUMPRIMENTO DA LEI, PROIBIÇÃO DE FAZER CONTRIBUIÇÕES A PARTES POLÍTICAS E PAGAMENTOS A FUNCIONÁRIOS DO GOVERNO – DIPREM

⦁ Atmosfera

A proteção dos recursos naturais faz parte do compromisso da DIPREM GLOBAL que se traduz nos objetivos estratégicos da gestão sustentável. Através da Política Integrada, a empresa certificada nesta área procura minimizar os impactos diretos e indiretos causados ​​pela sua atividade, promovendo a utilização eficiente dos recursos naturais em todas as ações com impacto ambiental interna e externamente. Para tanto, a DIPREM GLOBAL associou-se aos principais compromissos internacionais nessa matéria: Princípios do Equador, Pacto Global das Nações Unidas, Pegada de Carbono, eficiência energética, entre outros.

É responsabilidade de todos os funcionários da empresa cumprir os princípios ambientais da organização e promover as boas práticas ambientais em sua área de trabalho.

Ver PO – 0001 – Política Integrada de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde, Segurança do Trabalho e Responsabilidade Social Corporativa

⦁ Responsabilidade social

GLOBAL DIPREMtem compromisso com o desenvolvimento sustentável e trabalha para o desenvolvimento da sociedade a partir da capacidade instalada. Contribui com o cidadão com foco em três eixos essenciais: Educação, Promoção do Trabalho e Saúde, e facilita o voluntariado em seus colaboradores.

No âmbito do seu programa de Responsabilidade Social Corporativa, os Colaboradores podem participar de ações voluntárias e aqueles que têm colaboradores a seu cargo devem permitir a sua participação nas mesmas, respeitando a sua livre decisão.
Nenhum recurso ou o nome da DIPREM GLOBAL podem ser usados ​​em tais atividades sem a sua devida autorização.

⦁ Direitos humanos e oportunidades iguais

GLOBAL DIPREMmantém o compromisso de apoiar e valorizar a diversidade de nossos colaboradores, que considera seu bem mais valioso. As decisões sobre a seleção e promoção de funcionários devem ser tomadas exclusivamente com base na qualificação do candidato ao cargo. A intenção da DIPREM GLOBAL é que nenhum candidato a cargo ou colaborador seja sujeito a discriminação de qualquer espécie.

Consequentemente, os Colaboradores que intervêm no processo de incorporação, contratação, destituição, promoção, remuneração e designação de cargos serão orientados de forma objetiva nas suas ações e decisões, numa atitude aberta à diversidade e com o objetivo de identificar as pessoas mais afins com o perfil e as necessidades do cargo a ser preenchido, promovendo a igualdade de oportunidades em todos os momentos.

GLOBAL DIPREM gere o clima interno como pilar fundamental para a boa vivência dos seus Colaboradores, de forma a proporcionar-lhes um ambiente favorável ao normal desenvolvimento das suas tarefas, estimulando o empenho e a autoestima de cada um.

Vide PO-010 – POLÍTICAS DE INCLUSÃO, IGUALDADE DE GÊNERO, NÃO VIOLÊNCIA OU DISCRIMINAÇÃO

⦁ Prevenção à lavagem de dinheiro

Por lavagem de dinheiro entende-se o processo pelo qual os fundos obtidos na atividade criminosa são colocados em circulação no mercado para adquirirem aparência de origem legal. Cada colaborador é responsável pelo cumprimento das diretrizes estabelecidas na política, observando especial diligência no cumprimento das seguintes ações:

⦁ Aplicar a política «Conheça o cliente» pela identificação e conhecimento do mesmo, cuja condição é essencial para iniciar ou dar continuidade à relação comercial. A contratação de serviços deve ser efectuada tendo em consideração a actividade desenvolvida, a sua morada, bem como a documentação relativa à sua situação económica, patrimonial e financeira necessária à definição do seu perfil.
⦁ Cadastro de cliente: verificar a identidade dos clientes ao estabelecer relações comerciais ou conduzir transações de acordo com os regulamentos internos.
⦁ Manutenção de registros e integridade dos arquivos: A disponibilização desta informação garante o “conhecimento do cliente” e permite a eventual reconstituição das transacções e a resposta aos pedidos de informação das entidades competentes.
⦁ Detecção de operações suspeitas: Preste atenção especial às operações tentadas ou realizadas sem justificativa econômica e / ou legal, seja por não estarem relacionadas ao perfil econômico, financeiro, patrimonial do cliente, seja por se desviarem dos usos e costumes das práticas de mercado. Nesse caso, será dada comunicação imediata à Diretoria responsável pelo Compliance, portanto, a Prevenção à Lavagem de Dinheiro e os requisitos por ela apresentados deverão ser respondidos em tempo hábil.

Consulte PO-007 – POLÍTICA ANTI-SUBORNO

⦁ Prevenção de crime

Qualquer ato que possa parecer ilegal em relação ao DIPREM GLOBAL será investigado sem demora por colaboradores autorizados e relatado ao Comitê de Ética.

Caso suspeite da prática de ato ilícito, o Colaborador deverá repassar essa informação ao seu superior imediato, ao seu assessor de Recursos Humanos, à Diretoria responsável pela auditoria de Compliance. Caso este procedimento não seja possível devido às características do evento, o Colaborador deverá entrar em contato com a Linha de Ética.

A prova de que o colaborador cometeu ato ilícito contra a DIPREM GLOBAL, seus clientes, fornecedores ou terceiros, ou outro colaborador resultará em medidas disciplinares cabíveis, além, se necessário, será solicitada a correspondente intervenção judicial. O mesmo se aplica se algum colaborador da DIPREM GLOBAL fizer registros contábeis falsos ou enganosos com o objetivo de contornar controles, em seu próprio benefício, de terceiros ou da empresa.

Não é permitida a cópia, para nós ou para a DIPREM GLOBAL (fora do âmbito das licenças em uso), de programas de software para computadores protegidos por direitos autorais ou propriedade intelectual, ou protegidos por contratos de licença. Os programas de computador desenvolvidos pela DIPREM GLOBAL estão incluídos aqui.

Vide PO-008 – POLÍTICA DE PREVENÇÃO DE CONFLITOS DE INTERESSES E USO DE INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS

⦁ Confidencialidade das informações da organização e seus clientes

Os colaboradores devem guardar sigilo profissional sobre quaisquer dados ou informações que não sejam do conhecimento público em decorrência de sua atividade, sejam provenientes ou referentes a clientes, colaboradores ou terceiros indicados à empresa, ou a outros colaboradores ou gestores, ou a qualquer outro terceiro.

Quaisquer informações contábeis que ainda não tenham sido divulgadas ao público em relação à DIPREM GLOBAL não devem ser divulgadas sem a aprovação prévia por escrito do Gerente de Administração da DIPREM GLOBAL.

As informações confidenciais obtidas no decorrer do relacionamento com a DIPREM GLOBAL não podem ser reveladas ou utilizadas para benefício ou ganho pessoal ou de terceiros.

Todos os Colaboradores da DIPREM GLOBAL comprometem-se a não manifestar, divulgar, revelar ou dar a conhecer a terceiros as informações que obtenham ou sejam fornecidas para o desempenho das suas funções e a não as utilizar em seu benefício.

Os clientes da DIPREM GLOBAL confiam que as informações pessoais relacionadas com eles foram obtidas pela empresa para fins comerciais. Consequentemente, os Colaboradores devem adotar medidas que garantam a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados e informações. Isso inclui a identificação dos dados a serem protegidos, o fornecimento de um nível adequado de proteção e a concessão de acesso aos dados protegidos apenas às pessoas que devem usá-los no desempenho de suas funções.

Os dados e informações relativos a contas, demonstrações financeiras, licitações, negócios, certificação de preços e, em geral, atividade do cliente serão tratados com confidencialidade e só serão transferidos a terceiros fora da DIPREM GLOBAL com a autorização expressa do cliente e de acordo aos procedimentos legalmente regulamentados.

Embora a DIPREM GLOBAL tenha implementado o e-mail ou whatsapp como principal ferramenta de comunicação digital, os colaboradores devem abster-se de divulgar dados de clientes através do referido canal, seja através de publicações como chat, publicações em que é o próprio cliente que relata as suas experiências em relação ao empresa.

Em relação ao dever de sigilo, os Colaboradores devem atuar de acordo com a Lei de Proteção de Dados Pessoais, a saber:

1. Terão a obrigação de guardar sigilo profissional quanto aos dados obtidos em resultado da sua actividade. Esta obrigação subsistirá mesmo após o fim da relação laboral com a empresa.

2. A referida obrigação pode ser exonerada por resolução judicial e quando existam motivos fundamentados de segurança pública, defesa nacional ou saúde pública.

Qualquer pessoa que, em razão do seu cargo ou atividade, tenha informações sobre o desenvolvimento dos negócios ou do mercado e que seja capaz de influenciar de alguma forma o preço de seus negócios ou possa afetar a perenidade dos negócios, os valores e a sua negociação, você deve manter uma reserva estrita.
Os colaboradores da DIPREM GLOBAL, como nos casos de auditorias externas ou consultorias, devem abster-se de utilizar informações confidenciais em benefício próprio e de terceiros.

Todos os colaboradores são responsáveis ​​pelo gerenciamento das chaves e senhas com reserva, não podendo revelá-las em hipótese alguma.

Os colaboradores devem se abster de:

⦁ Transfira informações confidenciais para outra pessoa na DIPREM GLOBAL.
⦁ Comprar ou vender títulos de outra Empresa cujo valor possa ser afetado por medidas da DIPREM GLOBAL, seja por ser concorrente ou por ser o principal fornecedor.

As obrigações mencionadas neste título são entendidas sem prejuízo do atendimento aos requisitos formulados pelas autoridades competentes de acordo com a regulamentação aplicável. Em caso de dúvida, a Gerência responsável pelo Compliance deve ser consultada.

⦁ Confidencialidade dos arquivos pessoais

Em cumprimento à legislação trabalhista, a DIPREM GLOBAL coleta e mantém informações e registros de recursos humanos de cada Colaborador, que são precisos, atualizados, pertinentes à relação funcional, necessários e úteis para a condução e gestão dos negócios da empresa.

As informações sobre salários, avaliações e análises médicas serão protegidas com os mesmos padrões que as informações do cliente.

GLOBAL DIPREM Protegerá os registros e arquivos contra interferências, manifestação injustificada de seu conteúdo no todo ou em parte e uso impróprio. As consultas a eles devem ser devidamente autorizadas.

Todos os arquivos são considerados documentos confidenciais e não podem ser divulgados, exceto no caso de defesa legal do empregador ou se exigido por lei.

Vide PO-008 – POLÍTICA DE PREVENÇÃO DE CONFLITOS DE INTERESSES E USO DE INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS

⦁ Transparência da Informação

GLOBAL DIPREM considera a transparência como princípio básico que deve reger o relacionamento com os seus acionistas, garantindo que as informações comunicadas aos mesmos, clientes, capital humano, fornecedores e entidades reguladoras e governamentais, sejam verdadeiras e completas, refletindo a sua situação financeira como económica, bem como a resultado de suas operações.

Este princípio de transparência e veracidade das informações também será aplicado na comunicação interna. A DIPREM GLOBAL fundada há muitos anos, que promove a realização de reuniões e conferências por telefone ou por dispositivos tecnológicos com directores, colaboradores e terceiros para esclarecimento de dúvidas.

É importante ressaltar que nenhum Departamento em nenhum caso está autorizado a fornecer informações que impliquem em colocar a empresa em risco, invalidar este código ou colocar o terceiro em posição de privilégio ou vantagem sobre terceiros. As dúvidas recebidas pelo Comitê de Ética são esclarecedoras e dispensam a síntese de publicações periódicas.

Os Colaboradores da DIPREM GLOBAL devem se comprometer a comunicar as informações internas e externas de maneira verdadeira. Em nenhum caso, eles entregarão informações incorretas ou imprecisas, ou que possam confundir o destinatário.

É responsabilidade de cada colaborador fornecer informações claras e verdadeiras aos clientes, comunicando com transparência as características, benefícios, riscos e custos dos produtos e serviços. Para cumprir este objetivo, o colaborador deve compreender as características de cada produto / serviço a partir das informações prestadas a este respeito e participar nas ações de formação.

É importante que o Colaborador não promova ou pratique qualquer negligência de contratação, venda ou fraude. A comprovação de que o colaborador cometeu algum desses atos resulta na aplicação de medidas disciplinares, após tratamento em Comitê de Ética. Mesmo aquelas que a legislação trabalhista aplica no país onde o colaborador se desenvolve até a esfera penal se necessário.

⦁ Interação com a mídia e aparições públicas

O relacionamento com a mídia corresponde à Gerência de Recursos Humanos ou à Diretoria, portanto, somente as pessoas designadas por esta Diretoria ou pela Diretoria podem fazer comentários, de forma oficial ou não oficial, ou fornecer material para publicação. Isso inclui qualquer interação com a mídia, seja formal ou informal e sem prejuízo do assunto em questão.
Os colaboradores não podem aceitar ou participar em qualquer atividade de relações públicas em nome da DIPREM GLOBAL com clientes, fornecedores, distribuidores ou outros, sem a aprovação prévia da Direção ou Direção responsável.

⦁ Uso de redes sociais

Os colaboradores que pretendam envolver-se, participar ou já fazem parte de meio de comunicação social, rede social, site e / ou aplicação em que a DIPREM GLOBAL tenha perfil oficial, deverão cumprir o disposto na Política de Utilização de Redes Sociais para colaboradores.

Vide PO-011 – POLÍTICA DE MÍDIAS SOCIAIS, REDES SOCIAIS E BLOGS – DIPREM

⦁ cursos

GLOBAL DIPREM acompanha o desenvolvimento de seus colaboradores, atendendo às suas necessidades, aptidões e competências técnicas exigidas ao cargo, a fim de potencializar os resultados.

A participação de Colaboradores como formadores em cursos ou seminários externos relacionados com a sua atividade na empresa carece de autorização do respetivo Gestor de Área.

⦁ Competição Saudável

GLOBAL DIPREMbusca promover uma concorrência leal, honesta e vigorosa nos mercados. Os funcionários devem atuar com respeito à livre concorrência e evitar práticas que a restrinjam ou possam ser consideradas concorrência desleal.

A premissa da competição saudável também é dada para o processo de promoção de pessoal a cargos superiores, bem como para ser avaliado como líder de projeto ou candidaturas internas.

⦁ Segurança, tratamento e não violência

Conduta que constitua ofensa, intimidação, falta de respeito, assédio pessoal ou que constitua alguma forma de discriminação com base no sexo, raça, nacionalidade, religião, política, união, idade ou qualquer outro tipo, dentro e fora do horário de trabalho e do trabalho ambiente. Essas atitudes são agravadas, sempre que a pessoa que atua ocupa uma posição hierárquica. Será motivo para demissão direta.

É obrigação dos Colaboradores, seja qual for a sua hierarquia, manter um ambiente de trabalho onde prevaleçam o respeito e a cordialidade, zelando ao máximo pela linguagem oral e escrita em relação aos clientes externos, internos, fornecedores e demais colaboradores.

Vide PO-010 – POLÍTICAS DE INCLUSÃO, IGUALDADE DE GÊNERO, NÃO VIOLÊNCIA OU DISCRIMINAÇÃO

⦁ Higiene e segurança

Os princípios de higiene, cuidado com o ambiente de trabalho e segurança no trabalho são de vital importância para o desenvolvimento das tarefas diárias dentro da nossa empresa e a preservação do meio ambiente de trabalho. Bem como quando nossos recursos realizam atividades para terceiros.

É responsabilidade de cada Colaborador conhecer, cumprir e fazer cumprir as medidas de segurança. Fazem parte do marco regulatório de nossa empresa por ser também uma área de negócios e imagem que devemos cuidar e prevalecer, sobretudo, que alterações neste item tornam-se inadmissíveis e estão claramente publicadas na lei e nos regulamentos pelo que somos certificados.

Vide P-001 – Política Integrada de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde, Segurança do Trabalho e Responsabilidade Social Corporativa

⦁ Força de trabalho livre de drogas e álcool

Cada Colaborador deve realizar suas tarefas sem ser inibido ou estimulado pelos efeitos do álcool ou drogas. Isso é essencial para manter os níveis de desempenho exigidos, garantir sua segurança e preservar sua saúde.

De acordo com a legislação em vigor, é proibida a posse e consumo de drogas ilícitas e o uso indevido ou abusivo de drogas legalmente prescritas ou álcool nas dependências da empresa ou nos estabelecimentos de nossos clientes, ou durante a realização de atividades laborais.

Ver PO-003 – Política de Álcool e Drogas DIPREM GLOBAL

⦁ Proteção dos fundos e ativos da empresa

Os Colaboradores da DIPREM GLOBAL devem adotar todos os cuidados e diligências necessárias para a proteção do patrimônio e do patrimônio da empresa.

É importante manter um sistema adequado de controlos internos que garanta que os bens estão salvaguardados, que as operações são efectuadas de acordo com as autorizações da Direcção e devidamente registadas.

Os ativos da Empresa destinam-se ao uso exclusivo das atividades próprias desenvolvidas na DIPREM GLOBAL. Os equipamentos (computadores, celular, tablet, etc.) e os espaços de trabalho dos Colaboradores não podem ser utilizados para fins pessoais ou outros alheios às tarefas pertinentes à empresa. A DIPREM GLOBAL reserva-se o direito de fazer revisões em qualquer um destes elementos.

Durante cada dia de trabalho, DIPREM GLOBAL realiza e registra um grande número de operações. Informações precisas e completas devem ser mantidas em todos os registros e operações. As práticas contábeis devem ser aplicadas de forma sistemática e de acordo com a legislação aplicável e as normas estabelecidas pela Administração. Todas as transações relacionadas com DIPREM GLOBAL devem ser documentadas e comunicadas com precisão aos seus correspondentes.

⦁ Relações de parentesco no local de trabalho

Os parentes diretos dos colaboradores não podem ser candidatos a cargos de dependência hierárquica ou funcional de seu familiar, podendo candidatar-se a outros cargos com as mesmas garantias e em igualdade de condições que os demais candidatos devem apresentar.

Caso parentes da Equipe de Seleção estejam participando de processo de preenchimento de vagas, a Gerência de Recursos Humanos deverá ser previamente informada.

Para preservar a objetividade e o profissionalismo, caso ocorram relacionamentos amorosos entre colegas de trabalho da mesma área, a política da empresa exige que uma das partes no relacionamento seja transferida para outro departamento.

⦁ Objetividade nos negócios e conflito de interesses

Os colaboradores devem assumir como princípios gerais de conduta agir com honestidade, imparcialidade e profissionalismo, no melhor interesse dos clientes.

O colaborador não deve atuar em nome da empresa em qualquer assunto no qual tenha interesse direto ou indireto (pessoal, familiar, de amizade ou qualquer outro tipo de circunstância) que possa afetar sua objetividade ou independência de julgamento.

Se em qualquer caso o Colaborador tem alguma influência nas decisões comerciais da DIPREM GLOBAL (pessoalmente ou por meio de um membro de sua família imediata), essa influência pode não ter qualquer interesse financeiro significativo em um fornecedor da DIPREM GLOBAL.

No caso de ter (em particular ou membro da sua família imediata) qualquer interesse financeiro significativo em concorrente da DIPREM GLOBAL, deverá ser comunicada a Direcção responsável pelo Compliance.

Da mesma forma, os interesses de um cliente ou grupo de clientes não devem ser favorecidos em relação a outros, oferecendo um tratamento igualitário. O mesmo comportamento deve reger ao lidar com fornecedores.

Vide PO-008 – POLÍTICA DE PREVENÇÃO DE CONFLITOS DE INTERESSES E USO DE INFORMAÇÕES CONFIDENCIAIS

Os colaboradores devem evitar as seguintes situações:

⦁ Uso indevido do nome da empresa, afetando sua reputação.
⦁ Aceitar qualquer tipo de favor de qualquer pessoa ou entidade com a qual a DIPREM GLOBAL tenha ou venha a ter relação comercial.
⦁ Beneficiar pessoalmente de uma oportunidade de negócio em que a DIPREM GLOBAL esteve envolvida.
⦁ Prestar assistência a um concorrente da DIPREM GLOBAL na sua atividade comercial.

⦁ Declaração de segundas atividades

Os colaboradores que exercerem qualquer atividade comercial ou profissional fora da DIPREM GLOBAL devem reportar à Direção de Recursos Humanos. Não é permitido o exercício de atividades comerciais ou profissionais paralelas às desenvolvidas para a DIPREM GLOBAL, as quais, de qualquer forma, concorrem com qualquer de seus negócios. Caso seja detectado esse tipo de não conformidade, ele será analisado pelo Comitê de Ética.

As atividades cívicas ou políticas não podem ser realizadas durante o horário de trabalho, pois podem ser interpretadas como a participação da DIPREM GLOBAL em tais atividades.

⦁ Presentes e doações

Os funcionários não podem dar ou receber presentes, doações ou hospitalidade, desde que representem um incentivo para obter tratamento preferencial ou influenciar o resultado de uma decisão de negócios.

GLOBAL DIPREM proíbe estritamente o suborno, bem como a possibilidade de oferecer ou aceitar presentes de funcionários públicos ou colaboradores do governo.

Consulte PO-004 – Política de presentes e entretenimento.

LINHA DE ÉTICA

GLOBAL DIPREM considera essencial que os colaboradores se sintam seguros ao decidirem denunciar qualquer ação que considerem violar este Código e os convida a comunicar suas preocupações com franqueza, fornecendo o máximo de dados possível para a investigação.

Todos os contatos e investigações são tratados com a máxima confidencialidade e de acordo com as leis e regulamentos aplicáveis.

Para preservar sua identidade, os colaboradores podem optar por denunciar anonimamente.

Caso o Colaborador entenda que há um afastamento das diretrizes estabelecidas neste Código, ele poderá analisar o problema com seu superior imediato, assessor de recursos humanos, Auditoria Interna (responsável) ou Gerência responsável pelo Compliance, ou, em alternativa, comunicar-se com a Linha de Ética, utilizando qualquer um dos canais habilitados:

As reclamações dos colaboradores serão tratadas pelo Comitê de Ética, que se reunirá pelo menos uma vez por mês e não tomará a decisão final sobre a investigação, até que a denunciada tenha sido devidamente ouvida.

GLOBAL DIPREM acredita na integridade de seus Colaboradores até que seja comprovada a violação deste Código de Ética.

Da mesma forma, serão investigados os casos em que houver suspeita de que, após a violação de alguma dessas normas, pacto de silêncio entre colaboradores ou ocultação de informações necessárias para sua descoberta.

Se for descoberto que alguma dessas ofensas ou sua denúncia provocam atos de vingança ou retaliação direta ou indireta, medidas serão tomadas contra aqueles que as praticam.

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